Intrepid and B&H [RotaKids NY: day 3: 04/02/2018]

[Voltamos hoje a publicar nosso relato de viagens, depois de uma pausa forçada de algumas semanas.  Obrigado, Oi, por nos deixar sem internet por mais de uma semana!]

 

O dia amanheceu bem nublado e frio na Big Apple.  Hoje era dia de conhecer o Intrepid Sea,  Air and Space Museum Complex e explorar o lado oeste de Manhattan.

Para chegar lá, ao invés do metrô, pegamos uma linha de ônibus que passava bem perto ao hotel e nos deixou praticamente em frente ao Museu, que fica no Pier 86.

Usar o ônibus foi uma experiência diferente.  Pudemos ver mais paisagens no caminho, mais agradável que ir de metrô e foi até bem rápido, talvez por ser domingo de manhã.

Já ao chegar podemos ter uma idéia do tamanho do museu, que ocupa os dois decks principais do porta-aviões.

Vista lateral do porta aviões

O Intrepid  é um museu aeroespacial em um porta-aviões histórico, que lutou na Segunda Grande Guerra e teve participação importante no início da aventura espacial americana.    O complexo conta com exposições que incluem um Concorde, um submarino e um ônibus espacial.  O museu normalmente abre às 10:00 horas e o bom é já ir com os ingressos comprados antecipadamente, assim já marca a data da sua visita e poupa tempo de fila na entrada, e tudo que não queremos é ficar na fila nesse frio!

Começamos a visita pelo interior do porta aviões, onde estavam exibidas parte da história e do cotidiano da vida dentro desta embarcação.  Lá pudemos conhecer as diferenças entre os compartimentos designados aos oficiais de alta patente e os de menor patente e não oficiais.  Onde e como eram o refeitório, o dormitório e as funções de trabalho de cada um.

Dos decks inferiores, passamos para o hangar, uma gigantesca caverna onde conhecemos mais da história do Intrepid em si – o porta-aviões sofreu seguidos ataques Kamikazes durante a Campanha do Pacífico, mas resistiu e teve grande importância na vitória sobre o Japão.

Avenger, bombardeiro usado no Intrepid nas batalhas do Pacífico

Além de uma apresentação bastante marcante sobre os ataques suicidas, é possível ver uma série de simuladores de voo e ambientes simulados, como a cabine de comando do porta-aviões, beliches e o interior de um submarino.  E como as meninas adoraram sentar no lugar do piloto!

Bibia controladora de voo
as meninas na capsula espacial
Dormindo como os marujos do intrepid

 

Esperamos pelo vídeo que foi mostrando a história do Intrepid, de sua tripulação e de alguns dos momentos mais marcantes da história desse porta aviões e sua importância vital na Segunda Guerra mundial. Quantas vidas foram perdidas e quantas foram no entanto salvas pelos procedimentos de muitos oficiais que ali trabalhavam e residiam durante esse conflito. Muitas dessas histórias que levam o Intrepid a ser conhecido como o Ghost ship, pois ele não afundava!

Várias telas colocadas ao redor do ponto exato de onde o navio foi bombardeado na Segunda Guerra, contam um pouco dessa história
Incrível painel com a contagem de todos os tipos de navios japoneses por eles abatidos

A exposição dos aviões de guerra continua nesse mesmo hangar, juntamente com espaços de convivência e curiosidades da vida dos oficiais. Algumas das naves podem ser visitadas por dentro, isto é você pode sentar e se sentir como o piloto ou outro oficial.

Bebel e o helicóptero usado para  resgatar as cápsulas espaciais.
Pose do casal no hangar interior de exposição dos aviões
Valadetes no Intruder
Oficial Bia na cabine
Comandante Bebel ao leme
Jogando damas com a mamãe na mesa dos marujos do submarino.
Fingindo pilotar um helicóptero ambulância

Há também uma área com equipamentos da Nasa.  Como já falamos,  esse navio depois foi por muito tempo usado para resgate de cápsulas espaciais da Nasa.  Então ali se encontram algumas delas e ainda exposições interativas do treinamento feito pelos astronautas.

Bia e a capsula espacial americana Mercury

Desafios do astronauta mirim em procedimento
Desafio lego mostrando os desafios intelectuais de um astronauta
Simulação de resgate de cápsula espacial, missão realizada diversas vezes pelo Intrepid

Depois de brincarmos bastante no hangar, passamos para o convés principal.  No convés de voo, encontramos expostos outros tipos de aviões e caças famosos usados em diversas outras ocasiões de guerra e treinamento pela aeronáutica americana e outras forças aéreas.

Vista do Convoo
Bebel quis tirar foto com o caça francês Etandard (usado também pela força aérea Argentina no conflito das Malvinas)

Todo o convés de voo está coberto por diversos aviões de todos os tipos, épocas e histórias fascinantes. Mesmo quem não é muito fã de aeronáutica fica encantado em estar tão perto desses veículos de poder e história.

Rafael em frente do SR-71 Blackbird, um dos aviões de espionagem mais famosos.
helicóptero pequenininho mamaãe
Calma aí não atira ainda! Take my breath away!?  F-14, igual ao filme Top Gun

E enquanto estávamos vendo os aviões eis que tivemos uma grata surpresa: começou a nevar!  Bem de levinho, mas foi uma festa para as meninas, ver nevar pela primeira vez!

O encantamento em ver a neve cair pela primeira vez
Tem um pouquinho na minha mão!!

 

Na popa do convés de voo, há um grande galpão, que abriga a Enterprise, protótipo do ônibus espacial americano  que foi usado  para testes de atmosfera.  Neste mesmo galpão há ainda um setor com as naves e objetos aeroespaciais.  Notem pelas fotos que a criança maior era a mais feliz e encantada.

Visitando a Enterprise
Felizes em frente a cápsula espacial Soyuz
Astrobia e astrobel na lojinha!

Voltando ao interior do Intrepid, almoçamos no restaurante do local (que fia em um deck itermediário do navio) e terminamos nossa visita no interior onde veteranos que serviram neste ou em outros porta aviões da mesma classe trabalham explicando tudo e interagindo com os turistas de maneira muito simpática e agradável!

Veteranos explicando a vida a bordo de um porta-aviões.

Ainda não havia acabado o passeio – faltava ver o Concorde.  Ele fica no próprio pier, ao lado do Intrepid.  Dá pra passar bem pertinho e conhecer os detalhes do que foi o único avião supersônico comercial.

O Concorde, diferente de todos os aviões comerciais.

Bom, depois desta longa visita partimos em direção a uma grande loja de eletrônicos e afins: a B&H, afinal após a perda total do celular do Rafael (ele simplesmente não aguentou o frio e parou de funcionar e carregar), definitivamente ele precisava de um novo! A loja é enormee e tem eletrônicos de todos os tipos, computadores, celulares, instrumentos musicais, câmeras e muito mais. Vale muito a visita! O difícil é se segurar e não sair comprando tudo…

A loja fica a 14 quadras do Intrepid.  Fomos andando, curtindo uma parte mais antiga da cidade e vendo a paisagem.

Lado oeste de Manhattan, com muitos prédios de tijolinhos

Seguindo adiante, passamos ainda pelo KMart, Target e JCPenney, todas seguidas na rua 33.   Na JCPenney encontramos descontos já do fim da temporada de inverno -deu para comprar um novo casaco de frio para a Bia (com revestimento térmico, da Columbia!) de 150 por meros 26 dólares!

Nosso planejamento era ainda tentar ir ao Empire State no início da noite, mas o cansaço bateu e deixamos para outro dia… Voltamos ao hotel para descansar.

see ya

Dicas deste post:

  • Conseguimos um desconto de 50% para visitar o Intrepid, por conta da época do ano.  Procure cupons em sites, é relativamente fácil encontrar descontos de até 20%.
  • O Intrepid é visita obrigatória para quem curte aviões.  O acervo é muito bom e passa por várias fases da indústria aeronaval mundial.
  • No meio do inverno já dá para achar grandes pechinchas em roupas da estação.  Nesta viagem, não foi diferente.  Ótimo para repor as roupas de frio para esta e outras viagens! Fique portanto atento às promoções.
  • A B&H é uma loja legal nem que seja para passear.  Em tempos de compras pela Internet, ver tantos itens em exposição, poder experimentar e falar com vendedores que entendem de cada assunto ainda é um grande diferencial.
  • As ruas 33 e 34, perto da 6a avenida  possuem várias lojas de departamentos famosas.  Vale uma passadinha para ver as promoções.

1 pensamento em “Intrepid and B&H [RotaKids NY: day 3: 04/02/2018]”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *