Dia mundial do meio ambiente: eco turismo

Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Rota Kids Brasil vai falar um pouco de nossas experiências com o chamado turismo ecológico e a importância de iniciar a criança no caminho da preservação.

Confesso que pessoalmente não sou praticante ativa de trilhas e viagens ecológicas.  Sou muito alérgica a insetos e já tive reações severas anteriormente, inclusive em viagens a eco resorts.   Mas nada que sabendo se cuidar e um bom repelente não resolva!

DSC02357
Em 2009 estivemos no Eco resort de Angra, hoje Vila Galé, para comemorar os dois anos de Beatriz. Experiencia memorável para todos nós, mas que me levou a uma visita a enfermaria do hotel com uma severa reação alérgica a picadas de mosquitos locais.  Fui muito bem atendida e medicada prontamente!

Como pais, temos a preocupação de mostrar o mundo às crianças, apresentar paisagens e explicar a importância de preservarmos o planeta em que vivemos,  de várias formas.

Lembro-me que, quando era criança, na década de 80, em Cachoeiro de Itapemirim, no interior do Espírito Santo, a prefeitura fez  em paralelo à já habitual Exposição agropecuária, uma Exposição de Pequenos Animais e foi a oportunidade de muitas crianças verem de perto animais como cabritos, porquinhos, coelhos, araras e papagaios, pavão entre outros tantos animas até exóticos.  Hoje as crianças que moram nos grandes centros urbanos não conhecem de perto animais como esses e só conhecem a galinha (e pintadinha) pelo DVD ou no prato de jantar.

Achamos que esse contato físico com a Natureza deve acontecer e há muitas opções  de experiências legais para fazer com crianças.  Vamos citar algumas aqui.

No Rio de Janeiro, estivemos algumas vezes na Estação Natureza, alguns conhecem como a Fazendinha de Vargem Grande, um lugar onde as crianças podem andar livremente e ter o contato real com o rural. Alimentar os animais, visitar a horta, participar de workshops de cultivo e culinária, andar a cavalo e se divertir na natureza de 30 mil metros quadrados de área em segurança com recreadores.  Uma visita que os pequenos sempre adoram!

DSC02156
Bebel como pai conhecendo o bezerrinho
DSC02161
Bebel correndo entre os patinhos com uma ano e 3 meses
DSC02163
Beatriz andando a cavalo

No entanto , podemos aproveitar mesmo pequenas viagens para reabastecer as energias com um pouco de ar puro em hotéis fazenda de todos os tamanhos e bolsos. Já estivemos em alguns e podemos dar nossas referências , como o Hotel Gamela na região serrana do Norte do Rio de Janeiro.  Foi nossa opção de viagem em família no início de 2011 e fomos muito bem recebidos em um espaço com passeio em carro de boi, tirolesa e visita aos bichinhos, e olha que Isabel tinha apenas 3 meses!

DSC01179
Bia e os coelhinhos

 

DSC01215
Pequena tentando andar de ponei!

 

Outro lugar muito legal e que tem uma preocupação incrível com a preservação da natureza fica na região serrana do sul do Espírito Santo.  É o Sítio Recanto da Serra, uma pequena propriedade próxima ao município de Vargem Alta e, além de hospedagem e atividades em meio à natureza, é também  a sede da RPPN Mata da Serra, ou seja, é uma área autorizada pelo IBAMA para receber animais silvestres, sendo assim uma AMAS – Área de Soltura e Monitoramento de Animais Silvestres.

Bia e Bel em Vargem Alta, serras do Sul do ES.
Bia e Bel em Vargem Alta, serras do Sul do ES.

A RPPN recebe anualmente animais do IBAMA e Projeto Cereias, de Aracruz, para reintrodução na natureza.

O sítio faz parte do Circuito das Águas e do Verde,e apresenta uma enorme biodiversidade, com cachoeiras e trilhas. A estrutura é simples, mas com conforto, com um casarão antigo equipado com lareira, churrasqueira, fogão a lenha, piscina com água natural, as crianças adoram!  Além de campos de futebol e volley gramados, tem lagos e, ainda, criação de cavalos e outros animais menores que as crianças ficam loucas para tocar e conhecer.  Estivemos lá algumas vezes e vale a pena conferir o trabalho e o local.

20130721_110422
Fazendo trilha com a Branca de Neve e os sete anões, eu vou, eu vou…
20130721_105043
Bia andando de Cavalo com Tio Glauber
Papagaio aguardando ser reintroduzido na Natureza
Papagaio aguardando ser reintroduzido na Natureza
img_sitio(1)
foto fachada da casa. Fonte: site http://www.caminhadasetrilhas.com.br/sitio/sitio.asp

 

O sítio é gerido também pela Ong Caminhadas e Trilhas que faz um trabalho bem interessante de eco turismo e conscientização ecológica promovendo eventos e principalmente caminhadas em meio a natureza seja em trilhas na mata, ou caminhadas na praia.  Já fizeram além das fronteiras capixabas em outros estados do Brasil, sempre um encontro entre amigos.

O contato com a Natureza é sempre gratificante e muito importante para nossos pequenos, por isso, nesse Dia Mundial do Meio Ambiente, queremos deixar uma mensagem de preservação e ecologia.

O Rota Kids Brasil também está na luta pelo meio ambiente e somos todos amigos do planeta!

See ya

Dicas deste Post:

  • Em qualquer viagem para praia ou floresta, levar sempre o repelente!  Procure marcas conhecidas para uso em campings, normalmente são as mais eficazes.
  • RPPN Mata da Serra: www.caminhadasetrilhas.com.br/rppnmatadaserra
  • Capturar Animais Silvestres é Crime Ambiental!  Não compre animais que não sejam de fontes registradas.
  • Se quiser uma caminhada ecológica no ES, comece por aqui: www.caminhadasetrilhas.com.br.

2 pensamentos em “Dia mundial do meio ambiente: eco turismo”

  1. Parabéns tia Bebeta!!! Ótimo texto! Vamos marcar uma visita ao sítio? Quem sabe conhecer o túnel dos morcegos? Obrigada por ter se lembrado da reserva. A família agradece!

  2. Parabens Roberta pelo texto muito escrito, pela importancia do assunto e pelo apoio a nossa RPPN Mata da Serra.
    A RPPN esta aberta para visitacçao e estudos cientificos referentes ao meio ambiente.
    Lebramos que temos na reserva 123 especies de aves registradas inclusive com fotos, 6 especies de primatas, uma variedade grande de mamiferos , repteis e inclusive registro de onça parda o que atesta a saude de nossas matas em nossa regiao.
    Em. Breve poderemos tb alugar para hospedagem,
    Novamente parabens e ate sugiro escrever mais sobre preservaçao do meio ambiente.
    Bjs para as sobrinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *