Tower of London, Tower Bridge [Rota Kids realizando sonhos, dia 8]

DSC04119
Bom dia Londres! O Sol veio nos ajudar!

Hoje é dia de história, fomos visitar o passado da Inglaterra conhecendo primeiramente a Tower of London. Para quem gosta de história medieval ou viu séries históricas como os Tudors, vai identificar locais e repassar cenas das séries na cabeça. É tudo muito real e royal também, presenciar e poder apresentar para elas a história, como os presos eram torturados, o que representava a Torre, que era a prisão, e foi muito bem retratada em muitos filmes e seriados. A dor que as pessoas passaram e como eram os aposentos reais daquela época.

DSC04173
Experimentando os capacetes dos soldados medievais
DSC04167
Gravações nas paredes feitas por presos e torturados na torre

O auge do castelo como prisão foi nos séculos XVI e XVII, quando muitas pssoas eram aprisionadas dentro de suas muralhas.  Considerado um lugar de tortura e morte, e apesar de popularizada no século XVI por propagandistas religiosos e no século XIX por escritores, apenas sete pessoas foram executadas dentro da Torre antes das grandes guerras do século XX.  As execuções costumavam ser realizadas principalmente no Morro da Torre ao norte do castelo, com 112 tendo ocorrido em um período de mais de quatrocentos anos.

DSC04195
Meninas imitando o soldado da guarda
DSC04162
Selos reais de Eduardo I

Em outra parte do complexo encontram-se as jóias da coroa britânica, incluindo as coroas usadas por Suas Majestades Rei George VI e a Rainha Elizabeth II.  No mesmo local, temos uma visão da realeza e da coroação de Sua Majestade Elizabeth II, ou como Isabel gostou de chamar,Isabel II. Infelizmente as fotos não são permitidas, mas a visita é imperdível.

DSC04215
Sua Majestade Isabel Valadão Donnici de Azevedo, princesa Rota Kids Brasil. Gift shop da torre é repleta de fantasias para as crianças se sentirem, cavaleiros, reis e rainhas!

Há ainda uma preocupação na preservação dos corvos, mascotes da Torre. As aves são muito bem cuidadas e cada um tem um nome e normalmente vagam livres pelos pátios da torre.  Durante nossa visita, os corvos estavam nas gaiolas por cuidado devido a um surto de gripe aviária em outras partes da Grã-Bretanha.  Os corvos têm até bonecos vendidos na gift shop, um patrimônio britânico!

A dieta dos corvos inclui frutas, carne fresca,vitaminas e suplementos.
A dieta dos corvos inclui frutas, carne fresca,vitaminas e suplementos.

Resolvemos almoçar no restaurante dali mesmo, eles tinham ótimas opções de pratos.  Cada um de nós pediu um prato diferente e fizemos um rodízio, assim pudemos experimentar de tudo um pouco e nos aquecer por um tempo. O frio estava forte hoje!

Próxima parada, Tower Bridge!

DSC04217
“Hello!” Como resistir a essa foto?
DSC04233
A caminho de mais um encontro com a História. Tower Bridge

Os dois complexos de torres ficam bem próximos e nem é uma caminhada grande. Tower Bridge não tinha filas e também aqui encontramos a vantagem do ticket família, dois adultos e duas crianças!

Um dos cartões postais de Londres, a ponte pênsil foi inaugurada em 1894 e já foi cenário de muitos filmes e situações inusitadas. Hoje ainda é um corredor importante do trafego londrino e um dos pontos turísticos mais visitados.

Tota em estrutura metálica, possui revestimento em pedra para harmonizar com a Torre de Londres
Tota em estrutura metálica, possui revestimento em pedra para harmonizar com a Torre de Londres
DSC04245
O barato delas era pisar no chão de vidro e ver os carros lá em baixo. E ver a cara da mamãe também
DSC04256
Tudo muito bem explicado em diversas línguas

A curadoria também foi muito bem feita, com imagens e vídeos que mostram não só a história e construção da ponte e de suas torres de ligação, mas também toda a mecânica envolvida e as diversas pontes semelhantes no mundo, de maneira interativa e moderna.  Existem diversos pontos com qrcode para obter maiores informações sobre as imagens e histórias.

DSC04258
A gente se diverte e aprende novas coisas em qualquer lugar
DSC04261
Projeto magnífico. Desenhos técnicos que são obras de arte
DSC04262
E a vista do rio Tâmisa!!
DSC04267
Não basta ter o chão de vidro tem que ter espelho no teto também?!

O ticket dá direito a uma visita à antiga casa de máquinas a vapor da ponte, que fica em um dos extremos da ponte.  Além de poder ver uma giganetsca máquina a vapor em funcionamento, há uma exposição educativa e interativa, explicando os princípios de funcionamento e da multiplicação da força a vapor para elevar milhares de toneladas.

Máquina a vapor em funcionamento
Máquina a vapor em funcionamento
DSC04315
Conhecendo a mecânica que faz a ponte levantar
DSC04310
Interagindo com o equipamento e fazendo descobertas mecânicas
Jpeg
Family fun

Bom, depois de descobrir que a London Eye estaria fechada para manutenção, tínhamos que dar a elas uma diversão a mais, então lá fomos nós rumo a Hamleys, uma das maiores lojas de brinquedos de Londres!

É a mais antiga loja de brinquedos do mundo, fundada em 1760 e ocupa a sua localização atual, na Regent Street, desde 1881!  Minhas crianças ficaram igual pinto no lixo, com 7 andares de brinquedos!

Jpeg
Recepção do mascote da loja!
Jpeg
Lego e playmobil para deixar qualquer criança (e adulto) maluco

Além de enorme variedade de brinquedos, o legal da loja é que há diversos funcionários demonstrando os mais diversos brinquedos, e várias “ilhas”onde as crianças podem brincar e experimentar!  Enfim, uma loja realmente feita para crianças!

Já falamos aqui, em cada viagem determinamos para cada uma das meninas uma cota em dinheiro que elas podem gastar como quiserem e desta vez elas tinham 50 euros para Paris e 50 libras para Londres, Isabel tinha 10 euros a mais porque resolveu usar o dinheiro do cofrinho e trocou com o pai por euros pra gastar na viagem. Bia (nossa criança “econômica”, para não dizer outra coisa) por outro lado resolveu ficar só na cota dela mesmo e começou a fazer conta para comprar o que queria.  Gastou bem menos em Paris pois já tinha feito uma pesquisa e visto que os brinquedos em Londres eram mais accessíveis!

Jpeg
E podem experimentar os brinquedos, então me senti dentro do filme Quero ser grande com Tom Hanks
Jpeg
Essa bateria é muito legal, quase veio com a gente!

E mesmo com muito papo e economia ainda sim foi impossível não sair dessa loja de bolsa cheia! Tem coisa que não dá pra resistir!!

Jpeg
E o subsolo todo de Star Wars para meus nerds ficarem mais malucos
Jpeg
Robozinho de controle remoto, e deixaram o controle com a loira, xiii

A gente sempre pensa na oportunidade, compramos coisas que não iríamos ter, ver ou comprar no Brasil e todos saímos felizes, incluindo a Bia que ganhou o presente de aniversário antecipado e assim conseguiu levar mais de 50 libras em compras. Espertinha essa menina não é?

Fizemos um lanche na lanchonete da própria Hamleys e seguimos adiante!  O dia estava acabando, mas ainda dava pra passear pela Oxford Street, um dos principais destinos de compras de Londres! Linda e iluminada!

 

Jpeg
Oxford Street e as maiores lojas de Londres

Já estávamos com baterias baixas quando resolemos fazer um sprint final até Leicester Square, onde tinha uma Lego Store!  A Bia conseguiu comprar um Lego Friends de pizzaria que ela não havia encontrado ainda e que estava na listinha dela desde o Brasil!   Como toda Lego Store, havia diversas instalações totalmente construídas de bloquinhos, neste caso de temática totalmente britânica!

Jpeg
Metro de Londres em lego, junto com o soldado da rainha e Shakespeare

Jantamos no Oliver Steakhouse, um restaurante na London Street, bem próximo do metrô e do nosso hotel.  Depois, foi hotel e cama.  Já estávamos há 14 horas na rua, era hora de descansar e nos prepararmos para a troca da Guarda em Buckingham no dia seguinte!

See Ya

Dicas deste post:

  • Há ingressos família tanto para a Torre de Londres quanto para a Tower Bridge, que deixam o passeio mais barato.
  • As duas atrações são coladas, vá cedo e aproveite as duas no mesmo dia.
  • Na mesma região há muitas outras atrações, como o navio de guerra HMS Belfast, ancorado bem em frente à Tower Bridge.
  • Oxford Street é “O” lugar para fazer compras em Londres.  Diversas lojas de departamentos seguidas.  Em Janeiro elas estão em liquidação, com preços absurdamente baixos.
  • Não deixe de ir à Hamleys.  Mesmo se não tiver crianças.  Sério.  É um lugar mágico e deve ser conhecido.
  • Se você conhecer um pouco do passado da Torre de Londres antes da visita, vai aproveitar mais e entender a importância do lugar para a história inglesa.  
  • Não dá para tirar fotos da exposição das Jóias da Coroa, mas a lojinha ao lado possui um belo guia com as principais peças, para lembrar.
  • Para saber mais dos corvos, guardiões da Torre de Londres, clique aqui.

3 pensamentos em “Tower of London, Tower Bridge [Rota Kids realizando sonhos, dia 8]”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *